Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Breve história da escola...

A Escola Frei Rogério de Milão está situada na cidade de Parnaíba, à rua Samuel Santos, 1183, Bairro Pindorama dirigida por Antonia Mª do Socorro Barbosa de Oliveira e Marta Maria de Oliveira Barbosa como diretora adjunta. É uma escola comunitária sem fins lucrativos fundada em 21 de abril de 1964 pela Associação Centro de Educação Familiar, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro entidade mantenedora reconhecida como de utilidade pública pela Lei Municipal nº474 de 10 de novembro de 1967 pelo Prefeito Dr. João Silva Filho tendo à frente como dirigente Sr. João Batista Barbosa, sócio fundador e presidente.
Em 1966, O Estatuto da Sociedade foi publicado no "Diário Oficial" recebendo a escola o nome de Frei Rogério Maria de Milão em homenagem ao frade Franciscano Frei Rogério veio para esta cidade em missão franciscana junto a Paróquia de São Sebastião
O Registro da entidade favoreceu o convênio Aliança para o progresso com a Itália, que fornecia gêneros alimentícios, roupas e remédios para a comunidade.
Sua fundação deu-se em virtude da carência de escolas na cidade e principalmente no bairro que por ser muito habitado havia um considerável número de crianças carentes de educação escolar.
Na época da sua fundação a escola funcionava na rua Aimorés s/n, no mesmo bairro, e com esforço conjunto do presidente da entidade e associados conseguiram comprar um terreno onde hoje está instalado o prédio da referida escola construído graças a venda de parte do terreno comprado, através de doações de materiais de construção por empresas da cidade como por exemplo a VEGETEX, através de campanhas organizadas pelos membros da sociedade como bingos, leilões e também uma contribuição mensal dos sócios da entidade acima do aproveitamento de materiais de casas demolidas no centro da cidade. Hoje a instituição possui novas instalações e é conveniada com a Prefeitura Municipal de Parnaíba.

Um comentário:

  1. Olá! me chamo Luziane e já fui aluna da escola. Gostaria de saber se a escola é considerada mesmo municipal, pois meu irmão pretende fazer vestibular e precisa saber se pode colocar por cotas. O ministerio da educação considera inteiramente municipal ou não? mande a resposta para luzy_ninahxinha@hotmail.com
    Agradeço muito.

    ResponderExcluir