Apresentamos a seguir o conteúdo dos projetos:
LEITURA E ESCRITA:
DESCOBRINDO UM NOVO MUNDO
1. IDENTIFICAÇÃO
Período: Ano Letivo de 2012
Envolvidos: Toda a comunidade escolar.
Turmas: Infantil IV e V (Educação Infantil) e do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental).
Turno: Manhã e Tarde
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Nos dias atuais, é preciso saber lidar com a grande variedade de materiais escritos que circulam em todas na sociedade e a escola vem reconhecendo a necessidade de formar sujeitos capazes de lidar com essa cultura escrita que passa por constantes transformações e avanços. Diante disso, podemos nos questionar: Os livros são as únicas fontes de informação e conhecimento? Para quê se aprende ler e escrever diferentes gêneros textuais? Os alunos sabem o que são gêneros textuais? Os alunos reconhecem a importância de se estudar os gêneros textuais na sala de aula? Os gêneros textuais orais ocupam que papel no processo de aprendizagem?
3. JUSTIFICATIVA
O mundo das letras expande-se para além dos livros didáticos já tão familiares aos alunos e alcança estilos, suportes e práticas diversificadas, com características específicas que se relacionam diretamente com os objetivos a que se destinam em cada contexto.
Diante disso, com o presente projeto pretende-se despertar o interesse pela leitura não apenas como fonte de prazer, mas também e, principalmente, como possibilidade de participação mais ativa na sociedade e como estratégia de acesso às mais variadas fontes de informação e conhecimento. Nesse sentido, nas atividades propostas prioriza-se o contato direto dos alunos com livros, jornais, revistas, folhetos, cartazes, gibis, dicionários, enciclopédias, enfim, vários suportes textuais para que aprendam a lidar com informações retiradas diretamente da fonte, o que contribui significativamente com a formação de leitores que sejam capazes de compreender ao mundo ao seu redor e construir seu conhecimento.
4. OBJETIVOS
4.1. GERAL:
Despertar o prazer pelo texto escrito, elevando o nível de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento priorizando a leitura, a interpretação, a crítica a escrita como fonte de formação e informação, utilizando os diversos portadores textuais e literários que circulam na sociedade, promovendo o desenvolvimento do hábito de leitura, da escrita, da imaginação e da criatividade.
4.2 ESPECÍFICOS:
· Desenvolver hábitos de leitura e escrita, explorando a intertextualidade através de textos orais e escritos nas diversas disciplinas.
· Produzir textos nos diversos gêneros textuais com temáticas significativas, com relevância social, favorecendo o desenvolvimento da criatividade no que se refere ao domínio ativo da linguagem oral e escrita.
· Identificar as características dos gêneros textuais estudados que circulam na sociedade.
· Participar de atividades que favoreçam a compreensão dos textos lidos.
· Interessar-se pela leitura de textos diversificados.
· Apreciar as obras literárias nos mais diversos gêneros.
· Reconhecer a importância de estudar os diversos gêneros textuais.
5. SENSIBILIZAÇÃO
Apresentação da história “O fantástico mistério da Feiurinha”, de Pedro Bandeira, com a utilização de recursos diversos, seguida da proposta de elaboração do almanaque contendo textos de todos os gêneros textuais que serão trabalhados.
6. CRONOGRAMA
MÊS | GÊNERO TEXTUAL | SENSIBILIZAÇÃO CULMINÂNCIA | DATA |
Março | Textos narrativos: - Contos de fada - Fábulas - Poesias | - Sensibilização: Apresentação da história “O fantástico mistério da Feiurinha”, de Pedro Bandeira, com a utilização de recursos diversos. Apresentação da proposta de elaboração do almanaque. | 05/03 |
- Culminância: Apresentação dos trabalhos produzidos pelas crianças com base nas histórias estudadas. | 23/03 | ||
Abril | Textos narrativos: - Lendas - Mitos | - Sensibilização: Exposição e visita de mural interativo “Qual é a lenda?” | 02/04 |
- Culminância: Exposição e apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 23/04 | ||
Maio | Textos interpessoais: - Cartas - Bilhetes - Cartões - Convites | - Sensibilização: Recebimento de carta gigante da escola com temas variados. | 04/05 |
- Culminância: Montagem de carta gigante com as produções dos alunos de todas as turmas. (Estabelecer meta de cumprimento em metros). | 31/05 | ||
Junho | Textos instrucionais: - Receitas culinárias - Manuais de instruções - Regras de jogos - Regulamentos | - Sensibilização: Jogos de trilhas com instruções surpresas. | 04/06 |
- Culminância: Apresentação e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 29/06 | ||
Agosto | Textos literários: - Adivinhas - Parlendas - Trava-línguas - Provérbios - Cantigas de roda | - Sensibilização: Exposição de painel com adivinhas, parlendas, provérbios, trava-línguas e cantigas de roda. | 06/08 |
- Culminância: Torneio de adivinhas, parlendas e trava-línguas com apresentação de cantigas de roda. | 31/08 | ||
Setembro | Textos informativos: - Pesquisa - Entrevista - Notícia - Reportagem - Relato de experiência | - Sensibilização: Exposição de painel com notícias e reportagens da cidade de Parnaíba, retratando seu crescimento. | 03/09 |
- Culminância: Apresentação, exposição e distribuição do jornal da escola com notícias e reportagens produzidas pelos alunos. | 21/09 | ||
Outubro | Textos humorísticos: - Histórias em quadrinhos - Charges - Cartum - Piadas | - Sensibilização: Exibição de vídeos com histórias curtas da turma da Mônica, Menino Maluquinho e Pato Donald. | 01/10 |
- Culminância: Exposição de varal com histórias em quadrinhos e textos humorísticos produzidos pelos alunos. | 31/10 | ||
Novembro | Textos publicitários: - Avisos - Folhetos - Murais - Cartazes - Faixas - Anúncios - Placas | - Sensibilização: Exposição de textos publicitários por diversos ambientes da escola. | 05/11 |
- Culminância: Exposição do material publicitário produzido pelos alunos para a Feira de Ciências. | 30/11 |
7. PRODUTO FINAL / CULMINÂNCIA
Montagem e exposição de um almanaque contendo as melhores produções textuais de cada turma da escola, contemplando todos os gêneros trabalhados durante o projeto. O almanaque fará parte do acervo da biblioteca e será o principal registro dos trabalhos realizados no ano letivo de 2012.
8. AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da observação do desempenho e interesse dos alunos durante as atividades práticas individuais e coletivas propostas no decorrer do projeto. Os alunos deverão responder ainda as questões abaixo:
- Por que é importante ler?
- Que mudanças a leitura pode trazer para a vida das pessoas?
- Um bom leitor vê os livros como únicas fontes de informação e conhecimento?
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC / SEF, 1997. 144p.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Pró-letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: MEC / SEB, 2007. 364 p.
SANTOS, Carmi; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne (Orgs). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 136 p.
SARAIVA, Juracy Assmann (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LITERATURA EM AÇÃO:
VIAJANDO NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO
1. IDENTIFICAÇÃO
Período: Ano Letivo de 2012
Envolvidos: Toda a comunidade escolar.
Turmas: Infantil IV e V (Educação Infantil) e do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental).
Turno: Manhã e Tarde
2. PROBLEMATIZAÇÃO
A biblioteca da escola conta com rico acervo de livros que recentemente foi reorganizado dentro das condições necessárias para atendimento e empréstimo de livros aos alunos. Verificou-se então a necessidade de articular as atividades da biblioteca com o trabalho realizado pelas professoras, buscando assim estimular o desenvolvimento do hábito da leitura prazerosa em nossos alunos, contribuindo para ampliar sua visão de mundo e sua capacidade de expressar sentimentos, ideias, crítica e criatividade.
3. JUSTIFICATIVA
A relevância de um projeto como este se efetiva a partir do momento em que a biblioteca de uma escola passa a ser encarada como importante ambiente de aprendizagem cujas atividades devem estar diretamente relacionadas às demais que se realizam nesta instituição com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa. Uma Proposta Pedagógica que favorece a formação de leitores precisa considerar os interesses dos alunos adotando a Literatura Infantil como importante aliada nessa tarefa.
Mas suas potencialidades não se esgotam em proporcionar prazer e prender o interesse das crianças, a literatura nos convida para o despertar no contato com diferentes emoções e visões de mundo, proporcionando condições para o crescimento interior e a formação de parâmetros individuais para reconhecer e expressar os próprios sentimentos e ações, desenvolvendo seu olhar crítico. Desta maneira, a literatura infantil apresenta-se como valiosa ferramenta no processo de formação da personalidade.
4. OBJETIVOS
4.1. GERAL:
Despertar o prazer e o interesse pela leitura reflexiva, crítica e divertida que amplie o conhecimento de mundo, a imaginação e a criatividade, favorecendo o desenvolvimento dos hábitos de leitura e de escrita como fonte de prazer e valorizando a oralidade como forma de expressão.
4.2 ESPECÍFICOS:
• Desenvolver a socialização, a oralidade e o gosto pela leitura de textos literários.
• Ampliar a visão de mundo do educando, a partir de sua inserção na cultura letrada.
• Aproximar os alunos dos textos literários, tornando-os familiares.
• Favorecer a produção de textos usando a linguagem oral, escrita e outras formas.
• Favorecer ao educando a aquisição da habilidade de leitura de diferentes materiais.
• Expandir o conhecimento em relação às próprias habilidades leitoras.
• Vivenciar emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.
• Implantar a “Hora da História” e o “Clube de Leitura”.
• Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades desenvolvidas na biblioteca, na “Hora da História” e no “Clube de Leitura”.
5. SENSIBILIZAÇÃO
Estréia das atividades da Hora da História, com a contação da história “O fantástico mistério de Feiurinha”, de Pedro Bandeira, onde são apresentados personagens de diversos clássicos infantis, seguida da elaboração coletiva dos Direitos e Deveres do Leitor.
6. CRONOGRAMA
MÊS | EIXO TEMÁTICO | HORA DA HISTÓRIA CLUBE DE LEITURA | DATA |
Março | Contos de Fada Autores: - Irmãos Grimm - Andersen - Perrault | - Hora da História: Contação da história “O fantástico mistério de Feiurinha”, de Pedro Bandeira. - Criação dos Direitos e Deveres do leitor. | 05/03 |
- Clube de Leitura: Socialização e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 26/03 | ||
Abril | - Monteiro Lobato (Vida e Obra) - Literatura Indígena | - Hora da História: Contação de história com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com recursos diversos. | 09/04 |
- Clube de Leitura: Socialização e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 24/04 | ||
Maio | - Literatura Afro - Histórias de Mãe | Hora da História: Apresentação da história “O casamento da princesa”, de Celso Sisto, com o uso de fantoches. | 07/05 |
- Clube de Leitura: Socialização e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 30/05 | ||
Junho | Literatura Nacional Autores: - Ruth Rocha - Ana Maria Machado - Joel Rufino dos Santos - Sylvia Orthof | Hora da História: Leitura de história com a ajuda de slides, contendo quatro obras (os alunos escolhem qual história querem ouvir). | 05/06 |
- Clube de Leitura: Socialização e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 25/06 | ||
Agosto | - Lendas e Mitos populares | Hora da História: Contação de lenda popular em teatrinho de sombras | 08/08 |
- Clube de Leitura: Socialização e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 28/08 | ||
Setembro | - Poemas e Poesias | - Hora da História: Recital de poemas com a participação especial de um cordelista ou poeta. | 05/09 |
- Clube de Leitura: Socialização e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 25/09 | ||
Outubro | Histórias em quadrinhos (Gibis) Autores: - Maurício de Sousa - Ziraldo - Disney | - Hora da História: Exibição de vídeo com histórias curtas da turma da Mônica, Menino Maluquinho e Mickey. | 05/10 |
- Clube de Leitura: Socialização e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 26/10 | ||
Novembro | - Fábulas Autores: - Esopo - La Fontaine | - Hora da História: Dramatização da fábula “A cigarra e a formiga”, de La Fontaine. | 01/11 |
- Clube de Leitura: Socialização e exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. | 29/11 |
7. PRODUTO FINAL / CULMINÂNCIA
A atividade prevista para culminância é a realização de uma Feira de Literatura na qual as turmas poderão escolher a/s obra/s que trabalharam na sala de aula durante o ano e fazer uma apresentação para as demais turmas.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FILHO, José Nicolau; PINA, Patrícia; MICHELLI, Regina (Orgs). A literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011.
FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na escola. Revista ACB Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 124-131, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Pró-letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: MEC / SEB, 2007. 364 p.
PAIVA, Sílvia Cristina; OLIVEIRA, Ana Arlinda. A literatura infantil e o papel da escola na formação do pensar crítico. Anais. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE / III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, out. 2009. p. 1202-1211.
SARAIVA, Juracy Assmann (Org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
No dia 05 de março ocorreu a sensibilização do projeto na qual o grupo de professoras apresentou a história "O fantástico mistério de Feiurinha", de Pedro Brandeira, com dinheiro à dramatização, fantasias e muita diversão!!!
Ajudem vocês também as crianças a descobrirem o mistério de Feiurinha, viajando no mundo da leitura e da imaginação!!!
Em breve postaremos as fotos!! =)
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